Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Caducidade de Testamento e Nulidade de Cláusula de Incomunicabilidade

há 8 anos

Impossibilitados de proceder com os trâmites de inventário e partilha pelas vias cartorárias diante da existência de testamento, herdeiros ingressaram com medida judicial com o fim de reconhecer a nulidade de cláusula de incomunicabilidade aposta em testamento, bem como da caducidade do próprio testamento, em virtude do falecimento da herdeira testamentária em data anterior à do passamento do testador.

Quanto à nulidade da cláusula de incomunicabilidade fixada sobre a legítima dos herdeiros necessários, houvera desrespeito ao disposto no artigo 2.042 do Código Civil/2002, uma vez que o testamento fora lavrado na vigência do Código anterior, sem, contudo, ter havido o aditamento da cláusula para que se apresentasse justa causa à incomunicabilidade, nos termos do artigo 1.848 do Código Civil/2002.

Ainda, quanto à caducidade do testamento, ocorrera diante do falecimento da única herdeira testamentária anos antes do falecimento do de cujus. E, inexistindo previsão de direito de representação na sucessão testamentária, imperativo o reconhecimento da ineficácia de tal ponto do testamento.

Em 02/12/2015, foi distribuído o referido processo, pelo testamenteiro, com a anuência declarada formalmente por todos os herdeiros, a fim de desconstituir o instrumento de Testamento lavrado.

Em 03/12/2015, o MM. Juízo da 3ª Vara da Família e Sucessões da Comarca de Guarulhos/SP não apenas reconheceu a procedência do pleito como, diante da anuência de todos os interessados, maiores e capazes, determinou o trânsito em julgado da ação na mesma oportunidade, possibilitando a realização dos procedimentos de inventário e partilha de bens pela via cartorária, sem a necessidade de movimento da máquina judiciária.

  • Sobre o autorAdvogada Tributarista
  • Publicações7
  • Seguidores66
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações756
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caducidade-de-testamento-e-nulidade-de-clausula-de-incomunicabilidade/264628776

Informações relacionadas

CERS Cursos Online, Jornalista
Notíciashá 4 anos

Noções de Direito das Sucessões

Testamentos invalidados e ineficazes: revogação, rompimento, caducidade, anulabilidade e nulidade

Kérollyn Michelle Marques, Advogado
Artigoshá 8 anos

A Caducidade do Legado

Petição Inicial - TJSP - Ação Declaratória de Insubsistência de Cláusulas Testamentárias Restritivas, com Pedido de Concessão de Tutela Antecipada de Evidência - Abertura, Registro e Cumprimento de Testamento

Bruna Roberta dos Santos, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

Das Causas de Inexecução do Testamento.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)